Aconteceu > Porto Alegre celebra a fotografia no FestFoto

Porto Alegre celebra a fotografia no FestFoto

04/05/2017

10 FestFoto_programacao por dias5.png

Porto Alegre celebra a fotografia no FestFoto

Décima edição do festival internacional de fotografia é dedicada aos amigos

O 10º FestFoto – Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre está com tudo pronto para receber convidados brasileiros e estrangeiros para cinco dias de atividades dedicadas a celebrar os encontros que a fotografia proporciona. Com abertura marcada para 9 de maio, 19h, no Centro Cultural da CEEE Erico Verissimo, a agenda inclui conferências, exposições multimídia e mostras fotográficas, além de sessão de autógrafos, livraria especializada e leituras de portfólio.
O evento integra o circuito internacional de festivais e já é uma marca no calendário cultural da capital. Para sua décima edição, a curadoria reuniu trabalhos e conferências que tratam da fotografia como motivo de encontro.
O FestFoto dá ênfase e espaço privilegiado para trabalhos que experimentam as ferramentas digitais tanto na produção quanto na exibição das imagens. Em 2017, um dos destaques da programação são os 20 trabalhos que compõe o programa Fotograma Livre, resultado de uma convocatória internacional que mobilizou autores em 18 países além do Brasil. O festival será encerrado pelo concerto da Camerata da Ospa Jovem (Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Ospa). O espetáculo une imagem e música e faz uma homenagem aos tradicionais eventos que eram realizados por profissionais independentes, associações e entidades profissionais, para exibição de trabalhos jornalísticos, realizados durante as coberturas diárias e não publicados pelos veículos de comunicação.
Programação
Conferências
A programação de conferências desdobra o tema proposto em uma série de palestras e projeções multimídia. O programa começa na quarta-feira, com a noite dedicada ao cenário urbano contemporânea. Gabriela Di Bella e Gui Christ apresentam Marrocos, onde mostram o cotidiano de uma das maiores ocupações urbanas de São Paulo. Na segunda palestra, o cotidiano das metrópoles brasileiras entra em tela com Severino Silva, fotógrafo do jornal O Dia, apresentando Encontro marcado com uma bala perdida, e o paulista Iatã Cannabrava com seu Não adianta chorar pelo Vodka derramado.
A fotografia na era da mobilidade estará em pauta na quinta-feira (11 de maio) com a apresentação da Mobgrafia FestFoto – Ocupação Redenção, trabalho que teve a curadoria de André Feltes, e fez um mapeamento visual do parque da Redenção. Na mesma noite, destaque para a apresentação do trabalho do fotógrafo Zeca Linhares, sobre o carnaval carioca, e a apresentação da fotografia nordestina contemporânea.
Na sexta-feira, o FestFoto recebe dois autores estrangeiros. O uruguaio Daniel Sosa faz uma retrospectiva de sua carreira, enquanto o argentino Pablo Piovano apresenta seu premiado trabalho “O custo humano dos agrotóxicos”, sobre as vítimas de contaminação por venenos agrícolas na Argentina.
A tarde de sábado está reservada para os convidados norte-americanos. Michael Itkoff faz uma palestra sobre o mercado de livros digitais, Fabian Borrega apresenta o projeto curatorial do Museu de Arte das Américas, instituição com ligada a OEA e com sede em Washington, enquanto Wendy Watriss e Fred Baldwyn, ambos criadores e diretores do FotoFest Houston, fazem uma apresentação inédita de sua carreira como fotógrafos, com destaque para o trabalho sobre o Agente Laranja, indicado ao World Press Photo de 1982.
Projeções multimídia
A aposta na produção transmídia é uma marca do FestFoto desde sua primeira edição. Dividido em três programas – Fotograma Livre, Diálogos Internacionais e Fotografia Brasileira Contemporânea – a exibição de trabalhos em formato multimídia é um incentivo ao desenvolvimento da linguagem fotográfica e à ampliação do circuito da fotografia. Para este ano, além dos 20 trabalhos inéditos, selecionados a partir de uma convocatória pública do Fotograma Livre, o FestFoto traz autores brasileiros e estrangeiros reunidos pela curadoria do festival ao longo de todo o ano. Os trabalhos são expostos em telas em projeções contínuas durante toda a duração do evento, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.
Fotografia na parede
O programa 2017 do Festival inclui três mostras com fotografia em parede. A exposições Rastros d’Eus, de Fernanda Chemale, é inédita e foi produzida especialmente para a décima edição do Festival. No trabalho, a fotógrafa gaúcha reúne autorretratos e retratos feitos por colegas ao longo de 30 anos de produção. Em Marrocos, os fotógrafos do Coletivo Gringo, trazem a Porto Alegre o resultado de um ano de imersão no universo de uma ocupação urbana na capital paulista. O programa se completa com a exibição de Você merece, de Marilia Oliveira. As três exposições podem ser visitadas na sala Arquipélago, no primeiro andar do CCCEV.
Sessão de autógrafos e biblioteca
No sábado, 13 de maio (11h), Ricardo Chaves (Kadão), Luiz Carlos Felizardo, Nair Benedicto, Joaquim Paiva, Fernanda Chemale, Gabriela Di Bella, Gui Christ e o uruguaio Roberto Ibañez estarão autografando suas obras. Felizardo, Nair e Kadão são alguns dos homenageados pelo FestFoto ao longo de seus dez anos de realização. O festival terá uma biblioteca de consulta livre, formada por publicações especializadas e obras representativas da produção fotográfica contemporânea.
Estarão disponíveis para autógrafo as obras:
A Fotografia de Luiz Carlos Felizardo, publicação do FestFoto é uma retrospectiva única da obra do autor e reúne textos do próprio Felizardo, além de Paula Ramos, Pedro Vasquez e Rubens Fernandes Júnior.
A Força do Tempo, de Ricardo Chaves apresenta mais de 400 imagens da história recente do Brasil, em uma publicação da Libretos.
Vi Ver, de Nair Benedicto, outra publicação do FestFoto com uma retrospectiva da autora.
Farsa Truque Ilusões, do fotógrafo e colecionador Joaquim Paiva reúne fotografias e autorretratos realizados durante os anos 70 para homenagear artistas que fotografavam suas próprias performances.
Além dos homenageados, Gabriela di Bella e Gui Christ já confirmaram o lançamento de Marrocos, recém saído do prelo. Fernanda Chemale autografa suas três publicações Desordem, Tempo de Rock e Elefante Cidade Serpente.
Leituras de portfólio
A programação do FestFoto também oferece oportunidade de intercâmbio e atualização profissional como a Plataforma Internacional de Leituras de Portfólio em que os inscritos podem submeter seus trabalhos a avaliações individuais em sessões de 20 minutos. As chamadas “leituras” do FestFoto estão consolidadas como uma das mais importantes do Brasil e, neste ano, reúnem 12 especialistas de cinco países como Daniel Sosa (Uruguai), Alejandro Almaraz (Argentina), Fabian Borrega (Museu de Artes das Américas/Washington), Michael Itkoff (Daylight Books/EUA), Krzysztof Candrowicz (Bienal de Hamburgo), Wendy Watriss (Houston/EUA), Fred Baldwin (Houston/EUA).
A décima edição do FestFoto tem o patrocínio do Itaú Cultural. As palestras, projeções e livraria são atividades abertas e gratuitas e ocorrem no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico). Já os interessados em participar das leituras de portfólio devem fazer inscrições até 5 de maio.
Agenda
9 de maio
19h – Abertura oficial do festival
Inauguração das mostras exposições
Marrocos, do Coletivo Gringo
Rastros d’Eus, de Fernanda Chemale
Você mereceu, de Marilia Oliveira
O que você gostaria de celebrar?, com os homenageados do FestFoto: Claudia Andujar, Luiz Humberto, Thomas Farkas, Luiz Carlos Felizardo, Nair Benedicto e Ricardo Chaves
Inauguração da mostra multimídia: Fotografia Brasileira Contemporânea, Diálogos Internacionais, Fotograma Livre
Local – Sala Arquipélago, CCCEV

10 de maio
10h às 21h - Programa de Projeções
Sala Retrato - 4o andar do CCCEV
Palestras e projeções
18h – Ocupação Marrocos, com Gabriella di Bella e Gui Christ (Coletivo Gringo)
19h – Encontro marcado com uma bala perdida, por Severino Silva
Não adianta chorar pelo Vodka derramado, por Iatã Cannabrava
Auditório do CCCEV - 4o andar

11 de maio
10h às 21h - Programa de Projeções
Sala Retrato - 4o andar do CCCEV
Palestras e projeções
18h – Mobgrafia FestFoto: a ocupação da Redenção, com André Feltes e Fernanda Chemale (Palestra e projeção de trabalhos)
19h – Carnaval no Rio de Janeiro, com Zeca Linhares
20h –Fotografia Nordestina – Paula Georgia Fernandez, Adilson Andrade, Marília Oliveira
Auditório do CCCEV - 4o andar

12 de maio
Palestras e projeções
18h – Encontros com o autor – Daniel Sosa
19h – O custo humano dos agrotóxicos, com Pablo Piovano
Auditório do CCCEV - 4o andar

13 de maio
10h às 21h - Programa de Projeções
Sala Retrato - 4o andar do CCCEV
11h – Sessão Autógrafos (Joaquim Paiva, Nair Benedicto, Ricardo Chaves, Luiz Carlos Felizardo, Fernanda Chemale, Gabriela Di Bella e Gui Christ)
Livraria – 4ª andar CCCEV
Palestras e projeções
15h – A fotografia na América - Fabian Gonçalves Borrega (Museu de Arte das Américas)
16h – Livros de fotografia no território digital – Michael Itkoff (Daylight Editora)
17h – Wendy Watriss – Agente Laranja (WorldPress Photo 1982); Fred Baldwin – Arte no século XX
19h - Concerto da Camerata Ospa Jovem
Auditório do CCCEV - 4o andar

Contato e informações
Assessoria de Imprensa FestFoto
Sinara Sandri (8073 – DRT/RS)
Tel.: (51) 98115.9591
sinara.sandri@gmail.com
@sinara.sandri
@FestFotoPoA
http://festfoto.art.br/